segunda-feira, 6 de julho de 2015

Loja Apóstolos de São Marcos - 10º Aniversário


             Deu entrada na Loja Apóstolos de São Marcos, sob uma Abóbada de Aço, formada por Irmãos Mestres, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Rio Grande do Sul Irmão Paulo Roberto Pithan  Flores, para junto com os Irmãos da Loja e mais 32 irmãos visitantes dar inicio às comemorações do  10 º Aniversário de fundação desta Augusta Oficina.  

           O Venerável Mestre Irmão Sergio Antonio Miotto, após a abertura ritualista da sessão, colocou a palavra a disposição do irmão orador que no uso fez o seguinte pronunciamento:

Sessão Magna Comemorativa – 26.06.2015.
   Comentário Histórico:
Há uma década, pouco mais, isto é, na virada do século e do milênio, por interesses profissionais, trabalhavam ou residiam na cidade de São Marcos, diversos maçons, obreiros de lojas localizadas em outras cidades e que, por óbvio, se reconheceram, se aproximaram e mantiveram relações comerciais e sociais entre si e também com os poucos maçons filhos de São Marcos os quais, por falta de uma loja maçônica local, eram obreiros e freqüentavam Lojas de Caxias do Sul. 

           Entre os maçons que passaram por São Marcos, necessário é mencionar alguns que se identificaram, como o Gerente da Caixa Econômica Federal, o Delegado de Polícia, o gerente da CORSAN, conforme informou o Ir:. Nelson Bertuol, naquela época residente na cidade, entre outros. Os são-marqueses Ir:. Ivo Zaniol e Ir:. Juvenil José Vanelli eram os contatos mais auspiciosos que eles podiam ter. Encontravam-se ou se comunicavam, seguidamente e, em suas conversas, aventavam a hipótese de fundar uma Loja Maçônica na cidade. 
     A ideia era conclusiva para todos, São Marcos merecia constituir uma loja que integrasse a irmandade maçônica. Esbarrava, todavia, em algumas dificuldades, entre as quais, o fato de alguns terem uma estadia temporária na cidade, com possibilidade de imediata ou breve transferência para outra localidade. 
     Entre os remanescentes a ideia tomava corpo, mas os propósitos eram deixados de lado ou protelados até que chegasse o momento adequado. Muitos se foram e outros chegaram, mas quem chegou a São Marcos com a forte intenção de angariar novos irmãos, foi o novo Gerente da Agência do Banrisul, o Ir:. Ailton Boeira Suzin e, em pouco tempo, conseguiu aproximar-se dos irmãos existentes e de outros escolhidos com os quais descortinou a possibilidade de materializar o sonho. 
     Ocorre que à época, o Ir:. Francisco Telmo do Amaral Correa era Membro da Comissão de Expansão de Lojas da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e na data de 14 de outubro de 2004, no Oriente de Bom Jesus, por ocasião de uma cerimônia local, o Ven:. Mestre da Loja Mal. Deodoro nº31, Ir:. Glademir José Antunes, na presença do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do RGS e do Grão Mestre do Grande Oriente do RGS, nomeou os IIr:. Ailton Boeira Suzin e Ivo Zaniol membros da comissão para a seleção do quadro da futura Loja e São Marcos. De modo que estes três Ir:. estavam autorizados a agir. O Ir:. Ailton Boeira Suzin, encorajado pela receptividade da ideia e entendendo ser a ocasião propícia, entabulou conversações com outros dinâmicos e altruístas irmãos da Loja Marechal Deodoro nº 31, do oriente de Caxias do Sul que também se engajaram na empreitada de fundar uma Loja Maçônica no oriente de São Marcos.
     A Cinqüentenária, Benemérita, Augusta, Respeitável, Loja Simbólica Marechal Deodoro nº 31, através de suas luzes e lideranças, encarou a dinâmica de seus obreiros e aceitou apadrinhar o nascimento de uma nova Loja de São João. Muitos foram solícitos encorajadores, mas cabe ressaltar o exitoso incentivo do Ir:. Ivo Zaniol. Consta que foi o Ir:. Ivo Zaniol que, em ocasião oportuna, sugeriu o nome da nova loja e sua brilhante sugestão foi aceita, e ao ser fundada, foi batizada com a denominação de Loja Apóstolos de São Marcos nº 191. Mas o inspirador capitão da nave Ir:. Ailton Boeira Suzin não estava sozinho. Ao seu costado encontravam-se permanentemente outros valorosos engenheiros e arquitetos que materializaram a constituição das colunas os quais merecem a nossa eterna gratidão, quais sejam: Ir:. Ivo Zaniol, Ir:. Joel Sandoval Pelini, Ir:. Vitor Antonio Vedana, Ir:. Luiz Carlos Fontana, Ir:. Francisco Telmo do Amaral Correa, Ir:. Antonio Severo Michielin, Ir:. Paulo Roberto Zaniol, Ir:. Nelson Bertuol, Ir:. José Romeu Vendruscolo, Ir:. Nilo Eneas Vedana, Ir:. Ederaldo Quadros, Ir:. Sérgio Luiz Leôncio, Ir:. Glademir Antunes, Ir:. Mauro Fontana, Ir:. João Alberto Gobbi, Ir:. Valter Romeu Casara, Ir:. Clovis Galli, Ir:. Valter Canalli, entre outros. 
      Graças ao denodado esforço destes valorosos irmãos, capitaneados pelo Ir:. Ailton Boeira Suzin, na noite de 03 de junho de 2005, no Templo da Loja madrinha a Cinqüentenária, Benemérita, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Marechal Deodoro nº 31, no oriente de Caxias do Sul, era criada a Loja Simbólica Apóstolos de São Marcos, sob a orientação e os auspícios da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul que homologou a constituição, aceitou o seu quadro de obreiros e emitiu o Certificado,  o Painel e demais documentos necessários para o início das atividades.   
      A posse da primeira administração ocorreu aos 09 dias de agosto de 2005. O local utilizado para as suas sessões, foi e deverá ser por algum tempo, o Templo de Marechal Deodoro, nº 31 que, graças ao alto espírito de solidariedade de seus Veneráveis Mestres e obreiros, tem cedido de forma benevolente suas instalações para a fraterna reunião dos afilhados. A inscrição na Secretaria da Fazenda Federal, através do CNPJ, foi deferida aos 11 de dezembro de 2007, graças à participação de muitos irmãos, mas destaca-se o  empenho dos IIr:. Nelson Tomiello e Alceu Trevisan. Para compor o novel quadro de obreiros muitos irmãos transferiram-se de outras lojas ou oficializaram dupla filiação e, assim, temos que agradecer e aplaudir os duplos filiados Antonio Severo Michielin, Ederaldo Quadros, Nilo Vedana, João Alberto Gobbi, José Caleffi, Luiz Carlos Fontana, Mauro Fontana, Paulo Roberto Zaniol e Vitor Antonio Vedana. Além destes abnegados irmãos caxienses, integram hoje, o quadro da nossa Loja 31 membros atuantes e fraternos, todos imbuídos dos melhores princípios da Maçonaria Universal. 
       A secretaria da Loja elaborou até a última sessão, 199 atas. Isto quer dizer, que a ata da presente Sessão Magna comemorativa ao 10º aniversário terá o significativo número 200. 
       A loja mantém uma biblioteca com um acervo de mais de cem (100) exemplares de livros, muitos deles  doados por irmãos obreiros da oficina, mas a maioria foi ofertada por um Ir:. São-marquense que não integra o nosso quadro mas é fraterno e colaborador; o Ir:. Eduardo Michelin, a quem renovamos sinceros agradecimentos. Não temos, ainda, um templo no oriente de São Marcos, mas a loja é possuidora de um imóvel rural com a área de 18.000m2, local onde futuramente deverá ser erguido nosso Templo. Nossa Loja participou da maioria dos eventos maçônicos realizados e programados pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e como eventos notáveis de organização própria, destacamos: Festiva das Mães, Festiva de Fim de Ano, Campanha do Cobertor e diversas ações de solidariedade na comunidade de São Marcos.
    Durante estes festivos 10 anos, foram Veneráveis Mestres os IIr:. Ailton Boeira Suzin (2005-2006),    Luiz Carlos Fontana (2007-2008),    Paulo Roberto Zaniol (2009),    Vitor Antonio Vedana (2010),    Flávio Oscar Sandi (2011-2012),    Ricardo Letti Borghetti (2013)   e   Sergio Antonio Miotto (2014-2015). Perdemos, no período, chamado para o Oriente Eterno, um grande obreiro, atuante e influente colaborador, de saudosa memória, o Ir:. Sérgio Pilati.   Perdemos, também, o Ir:. Joel Sandoval Pelini, obreiro da Loja-Mãe, mas assíduo freqüentador das sessões de nossa oficina onde gozava de grande estima, tanto que espontaneamente doou à nossa Loja os três candelabros que ornamentam o Altar dos Juramentos; estas jóias Maçônicas que fazem parte do acervo patrimonial da Loja. Ambos deixaram enorme legado de amor fraterno e solidariedade maçônica. Quando da fundação da Loja Apóstolos de São Marcos, era Ven:. Mestre da Loja Marechal Deodoro nº 31, o Ir:. Glademir Antunes. Dez anos depois temos como Ven:. Mestre o também solidário e atencioso Ir:. Luiz Antonio Bastos, mas todos os Veneráveis da Marechal Deodoro e muitos dos seus obreiros foram sempre estimáveis colaboradores de nossa oficina, sempre nos receberam fraternalmente e seus membros se irmanaram aos nossos de forma rica de sentimentos e respeito só comparável aos verdadeiros irmãos. Recebam, pois, da maneira mais alegre possível, os nossos sinceros agradecimentos por tudo que nos têm proporcionado de bons relacionamentos. Aos nossos queridos irmãos de Loja, nos abraçamos com a certeza de que o 10º Aniversário de nossa loja coroa todos os esforços de cada um, nos mais variados encargos e somados haveremos de continuar atuantes, unidos e sentimentalmente irmãos na harmonia da paz maçônica.
  
       Lojas visitantes da noite: Marechal Deodoro, Fraternidade IV, Fraternidade VII, Paese Nuovo, Monteiro Lobato, Vale dos Vinhedos, União e Fraternidade e Perfeita União. 

































Um comentário:

  1. Saudações, irmão, apreciei muito sua reunião, e acho importante seus valores e moralidade, gostaria de ser instruído nos valores maçons para tornar-me uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir